O melhor do estado é de Brusque
Há pouco mais de dois anos, o policial militar Guilherme André Sedrez (26), do 18º Batalhão da PM de Brusque, nem pensava em um dia vestir a farda da corporação. À insistência de um amigo, que já exercia a função há vários anos, resolveu prestar concurso público. Passou, se apaixonou pela atividade e esta semana recebeu uma notícia mais que agradável: foi escolhido o melhor policial do estado de Santa Catarina pelo comando-geral da PM.
O reconhecimento se deu pela reunião de 32 itens analisados a partir de um cadastro com as informações sobre a atuação dos policiais. O Valorização e Reconhecimento Técnico-Profissional (Valorem) foi instituído pelo comando-geral. Através de um software, todas as ações e operações feitas pelos policiais são registradas. Cada uma soma uma pontuação diferente. Ao final de seis meses, o sistema faz um espécie de catalogação deles, somando tudo. Foi isso que deu ao policial Sedrez a maior pontuação entre os colegas no estado e o primeiro lugar.
""Isso é um estímulo para podermos fazer mais e melhor no nosso trabalho. Nunca trabalhamos pensando no prêmio e, sim, no trabalho que deve ser feito. Mas se tem o estímulo, o reconhecimento, com certeza se trabalha bem melhor", comemora o policial. Embora esteja na polícia desde 2010, ele atua nas ruas há apenas oito meses.
E sabem aquele amigo que o estimulou para entrar para a carreira policial? Pois é. Ele ficou em segundo lugar na pontuação geral e só não foi apontado na lista dos melhores porque as regras do comando-geral são para que se escolha apenas um de cada região. Por conta disso, o título mais justo desta reportagem deveria ser "Os melhores policiais do estado são de Brusque". E são mesmo. O amigo incentivador é também colega de viatura de Sedrez. Trata-se de Murilo Wilke (31), que está na Polícia Militar há dez anos. Ver o parceiro e amigo como o melhor do estado é gratificante em dose dupla, assegura ele.
"É muito importante não só o reconhecimento do Sedrez, mas da própria PM em si. Da instituição, do pessoal da ponta, que trabalha nas ruas. Já conheço o Sedrez quando ele ainda não era policial. Ele ficou na dúvida e até incentivei a entrar", relembra Wilke.
De acordo com o comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, o Valorem reúne e aprimora iniciativas similares feitas isoladamente em algumas unidades da PM no estado, permitindo ainda que a mensuração baseie-se especialmente em critérios objetivos. Como, por exemplo, o número de vezes que o policial participou de reuniões no Conselho Comunitário de Segurança ou o número de Boletins de Ocorrência lavrados. O programa é uma das metas conquistadas pelo Plano de Comando, documento com mais de 110 metas que norteiam as ações da Polícia Militar.
"Quando estamos fora, não sabemos o que ocorre dentro da própria polícia. Até o fato de olhar de olhar negativamente o trabalho da policia se tem. Hoje vejo o quanto é benéfico e trabalha para a população", finaliza Sedrez.

